Oficina “Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural”, 05/06, às 13h30

INSCREVA-SE AQUI

VEJA MAIS OFICINAS

com a Profa Dra. Ana Maria Vieira Fernandes (PUC – Campinas), Profa. Dra. Gabrielle Cifelli (Fatec Itu/Barueri), María Karla Hernández González (doutoranda do programa de Pós-Graduação em Geografia – IG/Unicamp) e Rafael Moura (mestrando do programa de Pós-Graduação em Geografia – IG/Unicamp)

O grupo de pesquisa Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural – Geopatri propõe como oficina aprofundar a reflexão e o debate sobre os usos turísticos dos territórios patrimonializados e o processo de refuncionalização patrimonial no período contemporâneo.

Durante a atividade trabalharemos com a interpretação de imagens fotográficas e ilustrações que retratam paisagens constituídas por conjuntos arquitetônicos patrimonialializados em diferentes períodos históricos para analisar as possíveis transformações em sua dimensão material e nas suas formas de uso.

Também trabalharemos com a interpretação de imagens ilustrativas de campanhas publicitárias de fomento ao turismo de cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO como patrimônios mundiais e de outras cidades mundialmente expressivas por seus bens patrimoniais, como Barcelona e Havana para compreender as estratégias de citymarketing de tais cidades, o uso turístico do seu patrimônio cultural e suas implicações sociais e econômicas.

Por meio da oficina buscamos o aprofundamento da relação entre patrimônio cultural, turismo e os usos do território.

O (GeoPatri) é vinculado ao Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia (IG/Unicamp), sendo coordenado pela professora doutora Maria Tereza Duarte Paes desde sua criação em 2004.