Flávio Villaça (1929-2021)

Faleceu em São Paulo nesta segunda-feira, 29 de março, aos 91 anos, o arquiteto e urbanista e doutor em Geografia Flávio Villaça.

Natural de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, onde nasceu em 1929, formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1953. Fez o mestrado em city planning no Georgia Institute of Technology, em Atlanta, nos Estados Unidos, ainda nos anos 1950, onde apresentou a dissertação The experience in planning and building of new towns, and its application to Brazil’s new capital city, em 1958. Defendeu a tese de doutorado A estrutura territorial da metrópole sul brasileira: áreas residenciais e comerciais, sob orientação do professor Antonio Olivio Ceron, em 1979, semente do livro Espaço intra-urbano no Brasil, lançado quase vinte anos depois, referência essencial para os cursos de Geografia Urbana e de Planejamento Territorial.

Era professor aposentado da USP, tendo atuado como consultor de planejamento urbano e assessor em diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

ArchDaily — Flávio Villaça morre aos 91 anos em São Paulo

CAU/BR — Urbanismo brasileiro de luto: morre o professor Flávio Villaça — com depoimentos de João Whitaker, Nadia Somekh, Raquel Rolnik, Edmilson Rodrigues, Ermínia Maricato, Nabil Bonduki, Sérgio Luís Abrahão e Silvana Maria Zion.

G1 — Morre em SP, aos 91 anos, o arquiteto e urbanista Flávio Villaça

1 comentário em “Flávio Villaça (1929-2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *