Oficina de Educação Social e Ensino de Geografia

O Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia — APEGEO oferece a Oficina de Educação Social e Ensino de Geografia, atividade de extensão incluída no plano de curso da disciplina de Estágio Supervisionado de Geografia II, ministrada no segundo semestre de 2021 no Instituto de Geociências da Unicamp, sob a orientação do professor Rafael Straforini. A atividade será ministrada por Bianca Cavalcanti Martins, Douglas Henrique da Silva, Jéssica Aparecida dos Santos Rodrigues e Raphael Borges Santos.

INSCREVA-SE AQUI

Tema geral: o trabalho em rede na garantia de direitos: a atuação do educador social e alguns caminhos possíveis para o professor diante das situações de violência doméstica.

Propõe-se uma aproximação entre estudantes da licenciatura de geografia e o campo da educação social. Para tanto, serão mobilizadas as ideias de raciocínio geográfico como prática pedagógica usual no contato com os educandos e de compreensão espacial do fenômeno da violência doméstica como ferramenta para a ação do educador social e do professor em contato com educandos em situação de violência doméstica. A oficina buscará abordar o trabalho do educador social inserido na política de assistência; a identificação de situações de violência doméstica em espaços coletivos, compreendendo os tipos de violência doméstica e sujeitos atendidos pela política de assistência; e, por meio de atividade prática, apontar alguns caminhos possíveis de atuação na educação social e na sala de aula.

A oficina será realizada na modalidade remota, em três noites de quarta-feira (das 19h às 22h):


03/11/2021 — O trabalho do educador social
10/11/2021 — Identificando a situação de violência
17/11/2021 — Discussão final sobre as atividades práticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.