Participe do primeiro encontro do Grupo de Estudos em Educação em Rio Claro

Professores e estudantes de Geografia de Rio Claro estão organizando um grupo de estudos em Educação e Pedagogia Histórico-Crítica. A primeira reunião acontecerá na próxima terça-feira, 27/10, das 13h30 às 15h30. Serão debatidos os três primeiros capítulos do livro História das Ideias Pedagógicas no Brasil, de Dermeval Saviani (professor da Faculdade de Educação da Unicamp).

O primeiro encontro se debruçará sobre o primeiro período delimitado por Saviani, correspondente às ideias pedagógicas no Brasil entre 1549 e 1759, com o denominado “monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional”.

Os capítulos 1 e 2 (“Colonização e Educação” e “Uma Pedagogia Brasílica (1549-1599)”) serão discutidos pela professora Bruna Gomes Rossin (SME-Rio Claro). O terceiro capítulo (“A Institucionalização da Pedagogia Jesuítica ou o Ratio Studiorum (1599-1759)”) será apresentado por Gabriel Bairro (mestrando em Geografia na Unesp-Rio Claro e integrante do aboratório de Análise Espacial em Políticas Públicas — LAPP).

A reunião será aberta a todos os interessados, que devem entrar em contato com Gabriel pelo e-mail gbairro [at] gmail.com para mais informações e para obter o link de acesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *