Maria Adélia de Souza: Geografia e Pandemia

A professora Maria Adélia de Souza, nos últimos dias, está publicando pequenos vídeos sobre o assunto em seu canal do YouTube, que compartilhamos a seguir:

15/03 Primeiro vídeo para ir formulando um esboço de uma interpretação geográfica da pandemia que semeia o pânico no mundo. O que a Geografia tem a dizer? Por que começa na China? Se ele se transmite por contato, ele foi criado e implantado? Por que na China? Podem ser produtos científicos? Quem os produz? Onde? Quais interesses? As Geografias contam? Com a palavra a China – império global vencedor e os Estados Unidos, criador de guerras inclusive químicas no século passado! Questões geográficas!


18/03 Trazendo os conceitos de ESPAÇOS OPACOS, com carências de toda ordem, especialmente de equipamentos e serviços de interesse coletivo, espaço dos pobres que caracterizam as grandes cidades e metrópoles do mundo pobre e, os ESPAÇOS LUMINOSOS, característica do MEIO TÉCNICO-CIENTIFICO INFORMACIONAL, expressão capitalista do USO DO TERRITÓRIO nesta atualidade, espaço dos ricos, com altas densidades técnicas, de redes técnicas (rodovias, infovias, vias urbanas asfaltadas,etc.), equipamentos e serviços de toda ordem: água, esgoto, luz, etc. etc.


20/03 Aprofundando a compreensão sobre a difusão e contaminação do Coronavirus, eventos eminentemente geográficos.


25/03 Este vídeo exibe mais uma reflexão geográfica sobre a Pandemia do Coronavirus que hoje preocupa a população mundial. Nele, exibimos algumas hipóteses, após termos dialogado para preparar este vídeo com a Biologia, a Infectologia, a Geopolítica sobre a localidade e o lugar indicado como origem do primeiro caso de contaminação, a cidade de Wuhan, na Província de Hubei, na extremidade ocidental do região sudoeste da China, indicada por muitas informações, como sendo região central. Proximamente virá o Pandemia 5, detalhando as hipóteses aqui colocadas. A Pandemia é um fenômeno geográfico.


26/03 Aprofundando conceitos geográficos para compreender a questão do surgimento do Coronavirus em Wuhan, provincia de Hubei na China, iniciada no video Geografia e Pandemia 4.


1 comentário em “Maria Adélia de Souza: Geografia e Pandemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *