Novas Diretrizes Curriculares de Geografia: diálogos necessários

Nesta terça-feira, 15 de dezembro, a partir das 17h, o Centro Acadêmico dos Estudantes da Geografia da Unesp de Rio Claro — CAEGE promoverá um diálogo sobre o documento Orientação para as Diretrizes Curriculares de Geografia — Proposta Preliminar 1, datado de 1º de setembro de 2020 (mas divulgado em 13 de outubro), em que são apresentadas novas propostas e direcionamentos para os cursos de graduação em geografia, tais como a inclusão de um curso de tecnólogo em geografia. Neste sentido, todos os interessados estão convidados a dialogar sobre este tema. Participam os professores Henrique Santos Domingos, Murilo Camargo, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho e José Gilberto de Souza.

Acesse o link.

Posicionamento da Associação dos Geógrafos Brasileiros — A AGB criou uma comissão para debater o documento e promoveu uma reunião para leitura crítica, realizada no dia 5 de dezembro, que está disponível no YouTube. Após a discussão, a Associação divulgou a Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia, que propõe a suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente, entre outras medidas.

Caso estejam de acordo, os interessados podem subscrever a carta aberta, por meio deste formulário, até o dia 17 de dezembro de 2020, para encaminhamento ao Conselho Nacional de Educação.

Outras manifestações — Douglas Santos divulgou no dia 26 de outubro o vídeo “Novas Diretrizes Curriculares: mais um movimento na construção da mesma farsa”. Ele participou, no dia 12 de novembro, com Marcos Couto e Rodrigo Coutinho Andrade, de debate organizado pela AGB Niterói intitulado “DCNs de Geografia: Ameaça à Formação Científica e Autonomia Docente”. Da UFF saiu uma nota de repúdio. A Federação Nacional das Associações Profissionais de Geógrafos — Fenageo promoveu o debate A DCN da Geografia no dia 4 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *