José Manuel Mateo Rodríguez (1947-2019)

O professor Mateo com geógrafos do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos do IG/Unicamp, no Instituto de Economia, em 21/09/2018

NOTA DE PESAR

A AGB-Campinas lamenta a morte do geógrafo cubano José Manuel Mateo Rodríguez, professor emérito da Universidade de Havana e ex-presidente da Sociedade Cubana de Geografia, ocorrida na noite de 26 de julho.

Mateo formou-se na Universidade de Havana em 1970. Defendeu a tese de doutorado “Paisajes de Cuba” na Universidade Estatal de Moscou, na extinta União Soviética, em 1979. Realizou pesquisas de pós-doutorado em Varsóvia (1985), Moscou (1988) e Munique (2010). Manteve colaboração com geógrafos em universidades da Espanha, México, Colômbia, Venezuela e no Brasil. Pesquisador incansável, em 2007 defendeu outra tese na Faculdade de Geografia da Universidade de Havana, onde lecionava desde 1983, com o título “Aportes a la formulación de una teoría sobre la sostenibilidad ambiental”.

Esteve em Campinas em diversas ocasiões, a última delas em setembro de do ano passado, durante o I Seminário de Pesquisa do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos, que teve apoio da AGB-Campinas.

No Brasil, Mateo deixa inúmeros alunos, colaboradores, colegas e amigos.

Diretoria Executiva Local

Campinas, 27 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *