A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no Século XXI: Diosmar Filho, da UFBA, lança livro na Unicamp no dia 7/11 às 16h

O professor Diosmar Marcelino de Santana Filho, da Universidade Federal da Bahia, fará o lançamento de seu livro A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no Século XXI (Paco Editorial, 2017) na Livraria da Editora da Unicamp do Instituto de Estudos da Linguagem, no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 16 horas.

A OBRA

Este livro busca, de forma epistemológica, contribuir com estudos geográficos contemporâneos ao analisar as mudanças no espaço do Estado Brasileiro com a ação política da população negra quilombola na passagem de sujeitos invisíveis para sujeitos de direito com a Constituição Cidadã de 1988. Isso em um Estado que mantém o racismo como determinante para um território desigual. Dessa maneira, a pesquisa que se apresenta tem no espaço geográfico a base teórica de análise dos Territórios Quilombolas, nos séculos passados e a territorialização na Bahia no século XXI.

Para Renato Emerson dos Santos, o “livro nos ajuda, a partir do estudo da dinâmica dos territórios quilombolas, a pensar como os olhares e narrativas sobre o passado influenciam nas lutas e definições de direitos no presente. As leituras hegemônicas sobre a formação do território brasileiro omitem a (oni)presença quilombola, apagamento que se reflete na negação de seus direitos. Tenho apontado este apagamento como uma dimensão analítica do branqueamento do território. O lócus epistêmico de enunciação das narrativas hegemônicas é branco, valoriza as experiências sociais e territoriais dos brancos, e assim negros e indígenas só aparecem em condição subalterna, jamais como protagonistas da formação do território. Contar a nossa história territorial mostrando esses protagonismos, compreendendo seus papéis em relações econômicas, sociais, políticas, em jogos que articulam diferentes escalas, é fundamental para o reconhecimento e a conquista de direitos por esses grupos. Isso é uma tarefa para a Geografia Brasileira, à qual alguns geógrafos vêm se dedicando, como fez Diosmar Santana Filho aqui, com grande qualidade”.

O AUTOR

Diosmar Filho é geógrafo formado pela Universidade Católica de Salvador e Mestre em Geografia pela UFBA. Atualmente é professor formador da UFBA no curso de especialização lato sensu EaD em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais e em Direitos Humanos e Contemporaneidade. em experiência docente como professor substituto da UFBA e professor do IFBA-Ilhéus. Foi gestor estadual em políticas públicas nas áreas de gestão: das Águas, Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade Racial.

O LANÇAMENTO

Segue convite para o lançamento do livro:

SEMANA DE GEOGRAFIA

O lançamento faz parte da XII Semana de Geografia da Unicamp. Após o lançamento, todos também estão convidados para participar da mesa-redonda Planejamento Urbano e Questões Raciais: O lugar do negro na contemporaneidade, que terá a participação de Diosmar Filho e de Renato Emerson dos Santos.

1 comentário em “A Geopolítica do Estado e o Território Quilombola no Século XXI: Diosmar Filho, da UFBA, lança livro na Unicamp no dia 7/11 às 16h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *