Minicurso “Introdução à pesquisa em História da Geografia: o caso do darwismo social de Ellsworth Huntington”, dia 23/05, às 18 horas

Receberemos o geógrafo Fernando Coscioni para o minicurso “Introdução à pesquisa em História da Geografia: o caso do darwinismo social de Ellsworth Huntington”.

O minicurso terá duração aproximada de 1h30, com início às 18 horas no dia 23/05/2019 (quinta-feira), na sala IG, do Instituto de Geociências da Unicamp.

Fernando Coscioni é geógrafo formado pela USP, onde também se formou mestre em Geografia Humana e atualmente realiza o doutorado sob orientação do professor Ricardo Mendes Antas Jr. (processo FAPESP 16/18128-1).

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Ementa: O objetivo dessa aula é apresentar algumas discussões metodológicas que vêm sendo conduzidas nas últimas décadas por autores com preocupações ligadas à História da Geografia.

A investigação na historiografia disciplinar vem travando um contato cada vez mais sistemático com os debates das subdisciplinas das humanidades que tratam da produção intelectual, especialmente com a História Intelectual e a Sociologia da(s) Ciência(s). Algumas pesquisas mais recentes em História da Geografia têm se dedicado a estudar o impacto de tendências históricas, socioeconômicas, políticas, geopolíticas e culturais mais amplas sobre o pensamento geográfico e, em virtude disso, vêm provocando uma ruptura com as narrativas internalistas da história disciplinar que apenas inventariam ideias, obras e autores.

A aula pretende, na primeira parte, apresentar algumas posturas teórico-metodológicas que foram importantes para que essa ruptura na historiografia disciplinar ocorresse para, em seguida, na segunda parte, abordar um estudo de caso referente a alguns aspectos da trajetória e da obra do geógrafo Ellsworth Huntington (1876-1947), com especial ênfase para o papel do Darwinismo Social na fundamentação filosófica e epistemológica de seus escritos e para a sua inserção no nascente campo disciplinar da Geografia Humana estadunidense do início do século XX.

A apresentação desse estudo de caso tem como objetivo demonstrar que a assunção de certos pressupostos teórico-metodológicos ligados à História Intelectual e à Sociologia da(s) Ciência(s) pode contribuir para modificar a maneira tradicional de tratamento dos temas estudados pela História da Geografia.

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