Prepare-se para o XX Encontro Nacional de Geógrafos em 2020

O XX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) acontecerá na Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), ainda em data a definir dentro do período de 10 a 29 de julho de 2020.

A AGB-Campinas já se comprometeu a participar do organização do evento, nas comissões de Espaços de Diálogos e Práticas (apresentações de trabalhos), Oficinas e Minicursos e Trabalho de Campo.

O tema do XX ENG será Brasil-Periferia: A geografia para resistir e a AGB para construir. A ementa que orientará a construção do evento é:

Ementa: As conjunturas neoconservadoras e neoliberais que se desenham em escala-mundo no primeiro quartel do século XXI tem se expressado de modo particular nas periferias do capitalismo mundial. A questão da periferia não se evidencia como localização, mas como condição de estar à margem do poder. Nesses termos, a condição periférica é uma realidade do Brasil em relação a sua posição na organização do capitalismo mundial, que reverbera na realidade produzida dentro de suas próprias fronteiras. Os fundamentos estruturais da sociedade capitalista e a colonialidade dão o tom dos discursos racistas, machistas, homofóbicos, xenofóbicos, higienistas e classistas que têm se acentuado no campo de disputa da política contemporânea. Diante desse contexto, as dinâmicas educacionais, urbanas, rurais e ambientais expõem contradições estudadas pela e através da geografia em suas diversas escalas, o que possibilita criar e fortalecer mecanismos de resistência às hegemonias político-econômicas. A geografia emerge enquanto campo de crítica social para questionar as estruturas hegemônicas, as subordinações imperialistas e sub-imperialistas, hierarquizações e normatizações que escondem as diversidades sob as quais nossa sociedade é construída e se reproduz. Na contramão dessa conjuntura, a Associação dos Geógrafos Brasileiros – enquanto entidade representativa e articuladora da geografia – tem-se construído ao longo dos anos pela base coletiva através das Seções Locais e de seus Encontros Nacionais. Diante do avanço de práticas autoritárias, formas horizontais de organização da AGB surgem como potencialidade de construção de resistências.

Propostas de identidade visual do XX ENG podem ser encaminhadas até 12 de setembro

A Comissão de Comunicação do XX ENG lançou edital para escolha da identidade visual do evento. As propostas serão recebidas até o dia 12/09 e submetidas à votação online. O(a) autor(a) receberá isenção da taxa de inscrição no ENG 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *