Nota de pesar: Eduardo Carlos Pinto (1947-2019)

Comunicamos, com pesar, o falecimento do geógrafo e professor Eduardo Carlos Pinto, ocorrido na cidade de São José dos Campos na manhã desta terça-feira (03/09). Muito reconhecido por geógrafas e geógrafos do Vale do Paraíba, o professor Eduardo formou-se em Geografia na Faculdade Salesiana de Lorena, em 1971. Possuía também formação em História e em Direito. Foi vereador do Partido dos Trabalhadores em Taubaté entre 1989 e 1992. Por muito tempo foi professor de Geografia da rede pública estadual, na E.E. Deputador César Costa. Foi fundador do curso de Geografia da Universidade de Taubaté, onde defendeu com distinção, em 2001, o mestrado em Ciências Ambientais intitulado “A hidrovia Paraguai-Paraná: Integração e Impactos: uma questão geopolítica”, orientado pelo professor Cyro de Barros Rezende Filho. Na mesma universidade, foi também coordenador do curso de Geografia, coordenador de projetos como o Teia do Saber e o PIBID, e diretor de seu Departamento de Ciências Sociais e Letras até sua aposentadoria.

A AGB-Campinas, em nome da comunidade geográfica paulista, transmite as condolências à família, aos amigos e aos ex-alunos do professor Eduardo.

Diretoria Executiva Local

3 de setembro de 2019

3 comentário em “Nota de pesar: Eduardo Carlos Pinto (1947-2019)

  1. Um grande homem. Honesto, amigo e humano. Teve o sonho de ver uma sociedade mais igualitária e menos consumista. Parabéns pelo legado que deixou. Muita paz.

  2. Professor Eduardo, foi o principal responsável pela existência da Geografia na Unitau. Pois enquanto ele esteve ligado a Universidade o curso existiu, Ele eta a propria Geografia, amigo dos alunos, dedicado e com um conhecimento incrível, incentivava todos e dava oportunidade a quem intetessava pelos mais variados assuntos que eram abordados em sala de aula. Vai deixar muita saudade e fazer muita falta devido a experiencia e o conhecimento que possuia. Nos Geógrafos da Região do Vale do Paraiba e principalmente de Taubate ficamos orfãos, pois perdemos nosso GRANDE MESTRE. Descanse em paz Professor, voce se foi, mas deixou milhares de “Eduardos” espalhafos nas salas de aulas pelo Brasil e mundo afora.

  3. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos , uma perda muito grande professor exemplar da epoca do ginasio nossa fiquei muito triste com essa noricia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *