Convocatória de Assembleia Geral Extraordinária para eleição de nova Diretoria Executiva Nacional. Presidente Prudente, 22/09/2019, 9h

No último dia 23 de julho, após o IX Fala Professor de Belo Horizonte, parte da atual Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros comunicou sua renúncia por e-mail enviado à lista Interseções. Assinaram o comunicado o presidente Eduardo Donizeti Girotto, a vice-presidenta Andressa Elisa Lacerda, a primeira secretária Silvia Cristina de Oliveira Rodrigues Gil, Ana Claudia Carvalho Giordani, coordenadora de publicações, e Roberto Marques e Talita Rondam Herechuk, do Coletivo de Comunicações.


Diversos associados solicitaram maiores explicações para a decisão. No dia seguinte, membros remanescentes da DEN enviaram a seguinte nota:

Estimadas (os) agebeanas (os), boa noite.

A Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros é composta por diretores eleitos em assembleia eleitoral. Estes diretores possuem cargos distintos e suas atuações ocorrem através de coletivos. A atual gestão assumiu em setembro de 2018 e segue até julho de 2020.

Parte dos diretores tomaram a decisão de renunciar seus cargos sem ao menos comunicar toda diretoria.

Quando recebemos a mensagem via interseções fomos pegos de surpresa, assim como os demais associados.

Essa postura reflete no mínimo despreocupação com a construção coletiva e horizontal da entidade e com a dedicação e trabalho dos demais membros da DEN.

Saímos da construção de IX Fala Professor(a)! com falas em defesa da AGB e da importância de sua atuação na sociedade. Saímos da 138° RGC com a Seção Local São Paulo como sede do XX Encontro Nacional de Geógrafos e parte do evento encaminhada.

A leitura que fizemos desse processo recente de construção de entidade era positiva e sentíamos o fortalecimento da DEN. Pelo visto esse entendimento não foi consenso entre os demais diretores.

Embora parte da diretoria tenha renunciado, ressaltamos que ainda existe uma diretoria, democraticamente eleita e que esta não abrirá mão de suas responsabilidades.

Continuaremos nos dedicando as atividades que cabem a DEN, como a construção do XX ENG, a regularização do CNPJ da instituição, o estabelecimento de uma política territorial, a articulação local-nacional e a publicação da Revista Terra Livre.

Dessa maneira, como zelamos pela horizontalidade e transparência das relações viemos a público cobrar uma justificativa para a renúncia por parte daqueles que o fizeram.

Os associados e diretores das locais tem o direito de serem esclarecidos dos motivos que levaram a renunciarem.

Nós da DEN aguardaremos os argumentos e justificativas da renúncia.

Jéssica Danielle Ferreira do Amaral (SL Alfenas)
Pedro Luiz Damião (SL São Paulo) – 1º Tesoureiro
Albert Milles de Souza (SL Juíz de Fora)– 2º Tesoureiro
Lorena Izá Pereira (SL Presidente Prudente) – Coordenadora de Publicações
Rachel Facundo Vasconcelos (SL Fortaleza) – Coletivo de Comunicações
Amanda Emiliana Santos Baratelli (SL Três Lagoas) – Coletivo de Comunicações
José Carlos Dantas (SL Presidente Prudente) – Coletivo de Comunicações


A AGB-Niterói se manifestou, também em nota: “Um acontecimento como este, numa delicadíssima conjuntura como a que o Brasil vive hoje, de ataques constantes e profundos à ciência, à educação e a qualquer forma minimamente democrática de participação política e de garantia de direitos sociais, não deixa de causar grande preocupação à comunidade geográfica. A AGB é a instituição da Geografia que historicamente tem aliado o debate científico com a atuação política na disputa por uma sociedade melhor. Neste sentido, é importante a transparência para seus associados e associadas em todo este processo: das razões do acontecimento até as formas pelas quais a entidade continuará seu trabalho”.


Diante da sinalização de renúncia de parte da Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) biênio 2018-2020, em acordo com o artigo 16 e seguintes do Estatuto da entidade, o presidente da DEN convocou a Assembleia Geral Extraordinária para deliberar quanto a 1) Renúncia dos membros (Presidente, Vice-Presidente, 1ª secretária e suplente de coordenadora de publicação) da Diretoria Executiva Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); 2)  Realização da Eleição e posse da Diretoria Executiva Nacional para o período de 2019-2020.

A assembleia será realizada no dia 22 de setembro de 2019 (domingo) às 9h, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), localizada na Rua Roberto Simonsen, 305, Centro Educacional, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Documentos

Convocatória da Assembleia Geral Extraordinária

Estatuto da Associação dos Geógrafos Brasileiros


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *