Sesc traz a exposição Rios Des.Cobertos a Campinas

Exposição interativa estará aberta de 20 de setembro a 9 de dezembro de 2018 no Sesc Campinas

Gustavo Teramatsu, AGB-Campinas

Após as temporadas no Sesc Piracicaba (março a maio) e Jundiaí (junho a agosto), finalmente chega ao Sesc Campinas a exposição interativa que relaciona o processo de urbanização e às transformações ocorridas nas hidrografias originais nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí e Médio Tietê. Com maquetes em relevo, é possível conhecer uma extensa rede de rios e riachos atualmente encobertos por ruas e avenidas. A inauguração será na noite de quinta-feira, 20 de setembro, e seguirá até o dia 9 de dezembro.

A pesquisa e a produção são da Iniciativa Rios & Ruas e do Estúdio Laborg.

O projeto teve início em 2016 no Sesc Vila Mariana, e em 2017 a instalação esteve presente no Sesc Carmo e Pinheiros, discutindo a questão dos rios na cidade de São Paulo, mostrando pontos de alagamento e suas causas, rios submersos, entre outros. Para 2018, a exposição apresenta a região do médio Tietê, incluindo a Bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).


ONDE? Galpão Multiuso do SESC Campinas (Rua Dom José I, 270, Bonfim)

QUANDO? De 20/09 a 09/12/2018. Horários: de terça a sexta, das 8h30 às 21h, e sábado e domingo, das 9h30 às 18h

QUANTO? Grátis 🙂


OUTRAS ATIVIDADES

Ateliê de Animação – Rios em Movimento Com Filipe Miranda, educador de Tecnologias e Artes. Através da experimentação de técnicas tradicionais e digitais de animação, os participantes realizam um filme coletivo a partir de vivências realizadas junto à exposição Rios Des.Cobertos

Aquapolis – Vivências Hídricas Com Renato Tripé (educador) e Filipe Nunes (Mestre em Ciências). Experiência sensorial e didática com as águas de rios de Campinas por meio de experimentos simples e sensitivos para descobrir de forma lúdica a qualidade das águas da cidade e resgatar memórias afetivas dos participantes

Bacia em Mim Com Karine Faleiros (Iandé – Educação e Sustentabilidade). Oficina para apresentação do conceito de Bacia Hidrográfica de forma lúdica através de reflexões sobre as inter-relações com a natureza. Sábados das 15h às 18h. Inscrições no local com duas horas de antecedência. Dia 15/09 para educadores, estudantes e demais interessados. Dia 29/09 para crianças de 9 a 13 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *