Inscreva-se na aula aberta “Caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil”, na noite de 21 de maio

 

Em parceria com o Coletivo Agroecológico Cantadores de Sementes, vamos receber Djalma Nery na noite de 21 de maio para uma aula aberta sobre permacultura, por ocasião do lançamento de seu livro Uma alternativa para a sociedade – Caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil. A atividade faz parte da II Semana dos Cantadores de Sementes e é aberta ao público.

INSCREVA-SE AQUI

Djalma Nery é cientista social, professor da rede pública estadual de ensino em São Carlos (SP), mestre pelo programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada da USP, praticante de permacultura desde 2008 e um dos fundadores da Associação Veracidade. Ativista ambiental, ecossocialista e educador popular, ministra cursos, oficinas, vivências e palestras em diversas regiões do país.

Estamos fazendo a pré-venda do livro por R$50,00. Caso tenha interesse em reservar um exemplar, entre em contato conosco neste link!

Ao pensar no título deste livro, “Uma alternativa para a sociedade”, de que exatamente estamos falando? De que alternativa? Alternativa à que? Para quê?

Vivemos uma era que ameaça o planeta e todas as suas formas de vida por meio da exploração desmedida da natureza; uma sociedade que banaliza a violência e a miséria, explora os seres humanos e propaga aos quatro cantos a desigualdade e a injustiça. Tal cenário apresenta-se completamente insustentável, estando fadado a nos lançar ao caos e ao extermínio ainda que seja na busca de uma sobrevida para esse sistema que não dá valor a vida, mas sim vida ao valor.

O que a permacultura propõe para superar esses desafios, na prática, é uma revolução. É a busca de uma cultura da permanência em um contexto regido pelo imediatismo, individualismo e sem preocupação com nada nem ninguém que nos suceda; permacultura é a busca por um modo de vida e de organização humana que possa ser mais duradouro e sustentável de fato, e não apenas na retórica. Em outras palavras: essa é uma obra sobre possibilidades concretas de mudança.

Espero ser possível, durante a leitura deste livro, vislumbrar e contagiar-se com novas possibilidades, exatamente como aconteceu comigo durante a sua escrita: ao longo do processo, reforcei minha convicção de que é preciso experimentar outra maneira de existir e de estar no mundo, diferente desta que nos é oferecida a priori. Esperança e felicidade é o que sinto ao saber que não são poucas as pessoas dedicadas à construção destas e de outras tantas alternativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *