AGB ABC lança o documentário “AGB 78 – Assim se passaram 40 anos” no XIX ENG

texto: Gustavo Teramatsu. Atualizado em 30/09/2018

Com objetivo de contribuir para o resgate histórico do processo de construção do pensamento geográfico e da própria Associação de Geógrafos Brasileiros, a pró-seção AGB-ABC e Batalha! Filmes apresentam o documentário, ainda em construção, AGB 78 – Assim se passaram quarenta anos. O Encontro Nacional de Geógrafos de 1978, realizado em Fortaleza, levou a importantes desdobramentos institucionais e políticos que marcaram este processo. O documentário contribui para análise das dinâmicas que levaram a AGB a trilhar outros rumos desde então.

O documentário traz depoimentos do professor Ruy Moreira (UFF) e de Charlles da França Antunes (FFP/UERJ), da AGB Niterói. Charlles é autor a tese de doutorado A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB): origens, idéias, experimentações e transfomações – notas de uma história, com orientação de Ruy Moreira.

A AGB ABC foi formalizada durante a plenária final do ENG de João Pessoa. A mais nova seção local do estado de São Paulo se une às seções atualmente ativas do estado de São Paulo — São Paulo, Campinas e Presidente Prudente — para o fortalecimento da Geografia paulista. Clique para ver a página no Facebook.

O documentário, abaixo, em três partes, foi lançado durante o XIX ENG em João Pessoa, na tarde do dia 3 de julho, no Cine Aruanda (CCTA/UFPB), e passou por algumas adaptações antes de chegar à sua versão final, lançada em 21 de setembro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *