Concurso público em Paulínia: PEB II – Geografia

EMEF Prefeito José Lozano Araújo. Foto: Prefeitura Municipal de Paulínia (Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Paulínia abriu concurso público com validade de 2 anos. Entre os diversos cargos, há uma vaga para Professor de Educação Básica II – Geografia.

Inscrições: 05/09 a 22/10/2018 (www.shdias.com.br/concursos)

Valor da inscrição: R$17,70

Remuneração: R$ 44,46 o valor da hora aula de 50 minutos (mínimo de 24h e máximo de 48h)

Previsão da prova escrita: 25/11/2018 (domingo)

CONHECIMENTOS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – GEOGRAFIA:Globalização e as novas territorialidades: as redes de cidades. A urbanização brasileira e cidadania. Campo e a cidade: terra, trabalho e cidadania. Brasil diante das questões socioambientais. Os desafios da conservação ambiental: as interações entre sociedade e natureza. O ensino de Geografia no ensino fundamental. Noções de cartografia; Escala e coordenadas geográficas; Representação cartográfica; Meio ambiente físico; Estrutura da superfície terrestre, evolução e formas de relevo; Camadas da Terra; Atmosfera; Biosfera; Litosfera; Hidrosfera; Solo, vegetação e fauna; Rios: bacias e regimes fluviais; O homem, os recursos naturais e o meio ambiente; Aplicações dos conhecimentos geográficos: organização do espaço, análise ambiental; Recursos naturais: tipos, importância, aproveitamento; Atividades humanas e questões ambientais; População; Estrutura, crescimento, distribuição espacial e mobilidade; Urbanização; População rural; Recursos energéticos; Formas tradicionais e fontes alternativas de energia; Reservas conhecidas e consumo; Problemática energética da atualidade; Atividades industriais; Conceitos básicos: indústria de base, indústria de bens de consumo, meios de produção; Fatores da localização e do desenvolvimento industrial; Grandes regiões industriais; Atividades agrícolas; Conceitos básicos, agricultura de subsistência, agricultura comercial, agricultura industrial e meios de produção; Evolução da agricultura; Mercados de produção agrícola; Brasil; Espaço natural; População; Espaço rural e atividades agrícolas; Urbanização; Indústrias: localização, fontes de energia, produção; Circulação e transportes; Características do mercado interno e relações comerciais externas; Regiões brasileiras; Divisão regional do Brasil; Cidades, Mapa Mundi Político; Aspectos físicos, características demográficas e econômicas das regiões brasileiras; Espaço mundial; Grandes unidades geológicas, morfológicas e fitoclimáticas da terra; Aspectos geográficos do desenvolvimento; Características humanas e econômicas dos países e das regiões mundiais.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA:

  1. ALMEIDA, R. D. de. Do Desenho ao Mapa; Iniciação Cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2004.
  2. ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia: Ciência da Sociedade. Ed. Atlas: São Paulo, 1987;
  3. __. Uma Geografia para o Século XXI. São Paulo: Ática, 1994;
  4. BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Vol. Geografia. Brasília. MEC/SEF, 1997.
  5. CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual. 1998.
  6. CORREA, Roberto Lobato. Região e Organização Espacial. São Paulo: Ática 1986;
  7. _______. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 3ª ed., 1997.
  8. DREW, David. Processos interativos Homem-meio ambiente. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.
  9. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1997. _______. Pedagogia do Oprimido. Edição: 40. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  10. GARDNER, Howard; PERKINS, David; PERRONE, Vito e colaboradores. Ensino para a compreensão. A pesquisa na prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  11. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
  12. IMBERNÓN, Francisco. (Org.). A Educação no século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  13. KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de Geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: F.T.D., 1986;
  14. LIMA, Elvira Souza. Neurociência e Aprendizagem. Editora Inter Alia – São Paulo, 2007.
  15. LURIA, Leontilo, Vygotsky e outros. Psicologia e Pedagogia. Editora Centauro, 2007.
  16. MACEDO, Lino de. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.
  17. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. (Org.). Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.
  18. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola. São Paulo: Libertad, 1994.
  19. MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
  20. MOREIRA, Antonio Flávio B. (Org.). Currículo: Questões Atuais. Editora Papirus, 2003.
  21. MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1985;
  22. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  23. PIAGET, VYGOTSKY E WALLON: Teorias Psicogenéticas em Discussão. Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira, Heloísa Dantas. São Paulo: Summus, 1992.
  24. PIZANI, Alicia P. De; Pimentel, Magali M. de; Zunino, Delia Lerner. Compreensão da leitura e expressão escrita. (Capítulos: “As atividades pedagógicas”; “O objeto de conhecimento: a linguagem escrita e a sua função social”). Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
  25. ROSA, Antônio Victor. Agricultura e o Ambiente: plantar, conservar e matar a fome. São Paulo: Atual, 1998.
  26. ROSS, Jurandir L. Sanches. (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 1995;
  27. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: HUCITEC, 1996;
  28. _______. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: HUCITEC, 1988;
  29. __. Técnica Espaço Tempo – Globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994;
  30. SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
  31. SEBER, M. G. Construção da inteligência pela criança. São Paulo: Scipione, 2002.
  32. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
  33. VESENTINI, José William (org.). Geografia e Ensino-textos críticos. Campinas: Papirus, 1980.
  34. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *