Auditório do Instituto de Geociências da Unicamp pode receber o nome de Fernando Antonio da Silva

Congregação do Instituto de Geociências da Unicamp discutirá homenagem ao recém-doutor em Geografia morto em março

A proposta partiu do Coletivo Raça Negra, composto por estudantes negras e negros e representantes discentes do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp: dar o nome de Fernando Antonio da Silva ao auditório do recém-inaugurado edifício do IG que passou por uma reforma completa e em breve será o mais novo espaço para eventos da universidade.

Fernando Antonio da Silva foi pós-graduando em Geografia da Unicamp e faleceu em março, em Sobral, no Ceará, meses após finalizar o doutorado, aos 26 anos de idade. Em carta, o Coletivo destaca a trajetória pessoal e acadêmica de Fernando.

“Não há hoje na Unicamp auditórios, prédios, bibliotecas que homenageiam estudantes egressos desta Universidade. Nossa homenagem a Fernando Antonio da Silva será também um marco do que pretendemos construir enquanto comunidade acadêmica, porque trabalha pela maior representatividade de estudantes negros e periféricos, e reconhece o trabalho de um geógrafo que é referência nos estudos sobre o Bolsa Família”, diz a carta, que é ponto de pauta da reunião da Congregação do Instituto de Geociências da Unicamp, nesta quarta-feira, 22 de agosto de 2018.

No dia 23 de agosto, quinta-feira, completará um ano da realização da defesa de tese de doutorado de Fernando, intitulada A pobreza na Região Canavieira de Alagoas no século XXI : do Programa Bolsa Família à dinâmica dos circuitos da economia urbana, que foi orientada pela professora Adriana Maria Bernardes da Silva e foi avaliada por banca composta pelos professores Catia Antonia da Silva, Marcio Cataia, Marcos Antonio de Moraes Xavier e Rosana Icassatti Corazza.

Em março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou Fernando em seu portal e nas redes sociais.

Leia mais: Nota de pesar: Fernando Antonio da Silva (1991-2018)

Atualização (30/08/2018): A proposta foi apresentada na Congregação do Instituto de Geociências da Unicamp e será rediscutida em nova reunião. Você pode apoiar o abaixo-assinado:

20 comentário em “Auditório do Instituto de Geociências da Unicamp pode receber o nome de Fernando Antonio da Silva

  1. Eu acho totalmente valioso e digno oferecer tal homenagem ao doutorando Fernando Antonio da Silva. Digo isso por diversos fatores, como por exemplo proporcionar um conforto para a família que receberá a notícia e poderá se sentir minimamente confortada. Além de um explícito agradecimento pela contribuição que sua pesquisa trouxe, não só para a comunidade acadêmica como para a população em si.

  2. Mais que merecido. Estudei com este jovem no Curso de Geografia da Uneal e presenciei a sua brilhante desenvoltura para com as questões sociais no Brasil e principalmente aqui do meu Nordeste sofrido, mas que tem pessoas inteligente como era o meu amigo Fernando Antonio. Na Unicamp temos mais alagoanos que buscam melhores oportunidades para fazer alguma especialização e serem pessoas diferenciadas no mercado de trabalho.

  3. Será uma linda homenagem, grande pessoa e um profissional que almejava um grande futuro na sua área.

  4. Merecida homenagem pela nobre trajetória e esforços acadêmicos, parabéns amigo querido Dr . Fernando Silva.

  5. Uma homenagem honrosa e mais que merecida, não só pela pessoa dele em si, mas pela sua luta e seu trabalho mostrando nosso nordeste e nossa luta diária. Convivi muito com Fernando e sei da sua trajetória e da enorme contribuição da sua tese, não apenas para a comunidade acadêmica, mais para a população em si.. Fernando sempre com um sorriso negro, um abraço negro e seus gestos singelos encantava na sua simplicidade e humildade…

  6. Homenagem merecida para esse jovem que se dedicou praticamente a sua vida inteira a seus estudos e melhor ir atrás do seu maior sonho em ser Dr. Geografia, infelizmente teve um fim trágico, no entanto a sua obra vai ficar eternamente viva em nossa memória.

  7. Mas que merecido ….um jovem que lutou e conquistou seus objetivos com tanto esforço no auge da sua vitória nos deixou…seria uma homenagem a família …diante da dor da perda …uma mera alegria …e um legado conquistado com tanta dificuldade e dedicação…meus sinceros sentimentos a família….

  8. Mas que merecido ….um jovem que lutou e conquistou seus objetivos com tanto esforço no auge da sua vitória nos deixou…seria uma homenagem a família …diante da dor da perda …uma mera alegria …e um legado conquistado com tanta dificuldade e dedicação…meus sinceros sentimentos a família….

  9. Eu acho de uma inportancia tremenda prestá essa homenagem ao prof fernando antonio da silva. Meu querido sobrinho. Ao qual trilhava uma linda carreira

  10. Extremamente validade essa homenagem para um professor tão maravilhoso! Obrigada por ter me ensinado tanto, o pouco que sei, foi graças a seus ensinamentos. Mesmo de longe inspirando pela fora e garra para correr atrás dos seus objetivos no mundo desigual.

  11. Só uma observação, nosso Nordeste não é sofrido e sim rico por suas belezas e por cada um que mora nessa região onde não nos deixamos nos afrontar com nada e com ninguém, bela homenagem ao Fernando e tbm orgulhoso de fazer parte da cidade onde o mesmo morou, vai ser muito gratificante para sua família onde vão saber que o que ele fez valeu a pena…

  12. Concordo plenamente, nada mais justo do que homenageá-lo,pois foi um grande homem perante a educação.

  13. pessoa muito humilde honesto,uma profissão incrível,sem palavras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *