Oficina “Mapeamento Ambiental Participativo: aplicações na pesquisa e no ensino de Geografia”

Encerrando a programação de oficinas e minicursos de 2017, convidamos todos para participar da oficina Mapeamento Ambiental Participativo: aplicações na pesquisa e ensino de Geografia, que acontecerá no dia 25 de novembro, sábado, na Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero.

A oficina será ministrada em dois turnos pelos professores Salvador Carpi Junior (DGEO/IG/Unicamp) e Ricardo de Sampaio Dagnino (pós-doutorando no CHS/FCA – Limeira) e pela mestranda Viviane Gomes de Araújo (PPG-Geografia/Unicamp).

No período da manhã, serão abordados aspectos teórico-metodológicos que envolvem o Mapeamento Ambiental Participativo e suas aplicações na pesquisa e ensino de Geografia, a partir do relato de diversas experiências realizadas no Estado de São Paulo desde os anos 1990, com ênfase nos trabalhos realizados no município de Campinas e nas experiências atuais em Ilha Comprida, no Litoral Sul Paulista, e em escolas de Campinas.

No período da tarde, será realizada uma atividade prática de mapeamento do entorno da escola com alunos, professores e moradores do Parque Imperador.

A oficina é gratuita e serão emitidos certificados de participação, mas solicitaremos a confirmação do interesse de todos para facilitar o trabalho de organização.

O almoço será por conta dos participantes e está previsto para acontecer no Carrefour Dom Pedro, onde há várias opções na praça de alimentação.

Como chegar à escola

A Escola Estadual Professora Eunice Virgínia Ramos Navero está localizada no Parque Imperador, à Rua Alceu Amoroso Lima, 188.

De ônibus, o acesso é feito pela linha 375 – Alphaville Dom Pedro e 375.1 — clique para ver os horários e itinerário.

Também é possível usar Uber, Cabify e 99POP — clique para utilizar códigos de desconto em cada aplicativo, válidos para novos usuários.

Estamos organizando caronas solidárias saindo do Terminal Barão Geraldo, pela manhã. Os detalhes serão passados por e-mail aos interessados inscritos no formulário a seguir:

INSCREVA-SE AQUI

1 thought on “Oficina “Mapeamento Ambiental Participativo: aplicações na pesquisa e no ensino de Geografia”

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se para o ano que vem tem alguma possibilidade deste mesmo minicurso. Tenho muita vontade de participar mais já soube muito em cima, pois não sou de Campinas e muito menos do Estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *