Revista Terra Livre adere ao SEER e divulga chamadas de artigos

A Revista Terra Livre migrou para a plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e divulgou chamada para três números. Veja, abaixo, a mensagem da Comissão de Publicações da Diretoria Executiva Nacional da AGB:

Comunidade agebeana,

A Revista Terra Livre está aderindo também ao formato online, através do sistema SEER – o formato impresso continua, mas agora agregamos também o meio digital. O novo formato encontra-se ainda em fase de finalização da inserção de todas as edições, e pedimos desculpas por alguma falha, falta ou incorreção que ainda não acertamos, mas convidamos para uma visita em nossa página.

Hoje, em nosso endereço eletrônico, já encontram-se disponíveis os números de 01 a 40 – ressalvando-se algumas lacunas, como a TL 11-12, pelas dificuldades envolvidas no processo de digitalização página por página de cada revista impressa. Em breve, os números 41 e 42, que estão já finalizados em processo de editoração, serão também disponibilizados.

Convidamos também nossa comunidade para novas submissões de artigos, para os números 43, 44 e 45, cujas ementas de chamadas encontram-se abaixo. O prazo para submissão desta chamada tripla encerra-se no dia 31 de março de 2016.

A todas as pessoas que, ao longo deste último período, fizeram submissões através do email terralivreagb@gmail.com, informamos que entraremos em contato individualizado. Este endereço de email continuará sendo nosso canal de comunicação com a comunidade.

Contamos com o apoio de toda a comunidade para o fortalecimento deste importante instrumento de nossa entidade.

Saudações agebeanas,

Comissão de Publicações da AGB-DEN (2014-2016)
Renato Emerson dos Santos
André Pasti

REVISTA TERRA LIVRE (versão online)

http://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/index

terralivre

NOVAS CHAMADAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Revista Terra Livre n. 43 – “O Brasil e a construção endógena do pensamento geográfico”

O que constrói a unidade do pensamento geográfico brasileiro? Escolas de pensamento se constituem a partir da organicidade e circularidade de referenciais de construção das ideias, que delineiam as agendas legitimadas, percursos válidos, bases teóricas e cânones epistêmicos. Existe uma “Escola Brasileira de Geografia”? A geografia brasileira pode ser chamada de “Escola Brasileira de Geografia”? Qual a relação entre o predomínio do remetimento à realidade brasileira e a constituição do pensamento geográfico brasileiro? Este número deverá abordar problemáticas como: a construção do pensamento geográfico a partir da realidade brasileira; a unidade e relações/conexões dos processos geográficos que ocorrem no Território Brasileiro; a Educação e Ensino de Geografia tendo em vista o pensamento da geografia e o Brasil; entre outros temas afins.

Revista Terra Livre n. 44 – “Das transformações do mundo do trabalho à precarização da educação”

As transformações do mundo do trabalho implicam em um conjunto de ações como: flexibilização, terceirização, racionalização de processos e exploração que desregulamentam direitos e criminalizam as lutas dos trabalhadores, constituindo um quadro de precarização. No âmbito da educação a precarização envolve o controle do quê ensinar, como ensinar e para quem ensinar. Isso implica na análise da formação docente e dos conteúdos da geografia. Reconhecendo essas condições históricas, é urgente que neste número da Revista Terra Livre sejam debatidos: qual o significado de ensinar geografia atualmente? Qual o papel da geografia na educação brasileira? Qual o papel da geografia na análise e na transformação da sociedade?

Revista Terra Livre n. 45 – “(Qual) é o fim do Ensino de Geografia?”

Esta edição se agrega ao processo de organização do VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia – Fala Professor, realizado pela AGB em Catalão (GO) em outubro de 2015. Neste sentido, o dossiê conclama artigos relacionados aos Eixos Temáticos delineados para o evento, a saber: 1. Educação popular e contra-hegemônica (Educação do campo, Educação popular, Educação indígena); 2. Direitos humanos (Diversidade cultural, Étnico-racial, Inclusão, Questão de gênero e sexualidade); 3. Políticas e lutas educacionais (Precarização do trabalho docente, Políticas educacionais, currículo e mecanismo de avaliação, A geografia na sala de aula frente à mídia e as geografias hegemônicas); 4. Práticas de Ensino (Novas tecnologias e outras geografias, Práticas pedagógicas e materiais didáticos). Outros temas associados à provocação trazida no tema do evento “(Qual) é o fim do Ensino de Geografia?” – como outras políticas públicas e ações no campo da educação e do ensino da geografia também serão aceitos.

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