Palestra “Plano Diretor Estratégico e Infraestrutura Urbana” na PUC-Campinas

O Ciclo de Palestras 2015 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas de Infraestrutura Urbana promove no dia 28 de abril (terça-feira), na Sala 604, Prédio H10, Campus I, às 19h, a palestra “Plano Diretor Estratégico e Infraestrutura Urbana”, ministrada pela Diretora de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas, Profa. Me. Carolina Baracat do Nascimento Lazinho.

O objetivo da palestra é apresentar como o Plano Diretor sendo um instrumento de planejamento urbanístico que tem por função sistematizar o desenvolvimento físico-ambiental, econômico e social do território, pode estabelecer as regras para o adequado controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano de uma forma que não crie espaços segregados sem infraestrutura urbana.

Neste sentido para a elaboração do “Novo Plano Diretor Estratégico” do município de Campinas, pretende-se analisar as possíveis consequências da segregação (e não as suas causas) entre elas seu impacto sobre as condições de acesso às políticas de infraestrutura urbana. Essa política foi escolhida devido ao seu papel fundamental na conformação do espaço urbano e na distribuição heterogênea de benefícios públicos entre os diversos segmentos da população e entre as diferentes áreas da cidade. A partir desse diagnóstico é possível definir o melhor modo de ocupar o território de Campinas, prevendo os pontos onde se localizarão atividades, e todas as formas de uso do espaço, presentes e futuros.

A palestrante
Carolina Baracat do Nascimento Lazinho possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Metodista de Piracicaba em parceria com a Universidade de São Paulo/ESALQ – Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (2003). Atuou como arquiteta e urbanista na COHAB-Campinas no desenvolvimento de projetos urbanísticos de Regularização Fundiária (2003-2009), assumindo no ano de 2008 a Coordenação Técnica da Regularização Fundiária do Parque Oziel-Monte Cristo. Em julho de 2009 assumiu a Superintendência Técnica da Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal Sumaré no desenvolvimento de projetos habitacionais de interesse social e na regularização fundiária de assentamentos precários. No período de 2011/2012 assumiu como Secretária de Habitação, após esse período retornou ao cargo de Superintendência até junho/2014, quando neste mesmo ano, foi convidada para assumir a Diretoria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Campinas a qual exerce o cargo até o momento.

Mais informações:
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas, Campus I, Bloco H10, sala 603, fone: (19) 3343-7009, ou no site da PUC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *