Tem início o projeto ‘Memória da AGB-Campinas’

Em outubro de 2014 começaram as primeiras discussões sobre a necessidade de organizar o acervo da seção local de Campinas da AGB. Vinte cinco anos de história, registrados em documentos originais, boletins, periódicos, livros e itens audiovisuais, estão guardados em uma pequena sala no Instituto de Geociências da Unicamp. Este material, contudo, carece ser organizado e catalogado. E, mais importante, vir a público.

O professor Vicente Eudes Lemos Alves, diretor da AGB-Campinas e docente da Unicamp, solicitou uma bolsa na modalidade auxílio social ao Serviço de Apoio ao Estudante, órgão da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com apoio do secretário Gustavo Teramatsu e do tesoureiro Luciano Duarte. O pedido foi aceito e a bolsista Mariana da Silva Lima, estudante do terceiro ano de graduação em Geografia da Unicamp, trabalhará no projeto entre março de 2015 e fevereiro de 2016.

Ao longo do ano, Mariana será responsável por redescobrir a história da AGB-Campinas, que confunde-se no último quartil de século com boa parte da própria história da Geografia campineira, que será, aos poucos, divulgada nesta página.

Abaixo está o projeto enviado ao SAE-Unicamp:

PROJETO MEMÓRIA DA SEÇÃO LOCAL DE CAMPINAS DA ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção Campinas, foi fundada em 1989 e desde 1998 funciona em instalações cedidas pela Unicamp, inicialmente pelo IFCH, depois pela PREAC, na rua Doutor Quirino, 1856, e posteriormente pelo IG. Entre as prerrogativas da associação está a difusão da ciência geográfica na Região Metropolitana de Campinas e respondendo esta demanda também esta demanda na região do Rio Claro e outros municípios do interior paulista. O movimento dos geógrafos na AGB-Campinas, entre diversas conquistas, impulsionou a criação do próprio curso de graduação em Geografia da Unicamp, realizando debates para isto desde a primeira metade dos anos 1990. Ao longo de toda a existência do curso na Unicamp, a entidade este muito próxima da graduação, já que é composta majoritariamente por estudantes e docentes da Unicamp e trabalha para a promoção de eventos e debates que contribuem para a formação acadêmica deste corpo discente. Por isso, atualmente, seu acervo permanente — reunido a partir de aquisições e doações feitas ao longo destes 25 anos — está sob a guarda do IG-Unicamp. É composto por documentos históricos, mapas, livros, periódicos e material didático e iconográfico, como fotografias e vídeos, que ainda não estão catalogados nem disponíveis para consulta. Este projeto tem como objetivo organizar este importante acervo e colocá-lo à disposição da comunidade da Unicamp e de geógrafos e professores de Geografia de Campinas e região.

Uma vez concluído o projeto, uma importante fonte para pesquisas bibliográficas estará organizada e disponível à consulta. O acervo beneficiará o conjunto de estudantes dos cursos de graduação em Geografia, bem como geógrafos formados, pós-graduandos e professores da Região Metropolitana de Campinas, que poderão consultar presencialmente o acervo. A divulgação online da catálogo, além da digitalização de parte do material, tem a intenção de potencializar o número de geógrafos atingidos.

O trabalho da bolsista consistirá em 1) realizar a triagem, organização, higienização e catalogação do material do acervo (mar.-jun./2015); 2) digitalizar do acervo (jul.-out./2015); 3) auxiliar a criação e divulgação de uma base de dados online para consulta ao acervo (nov./2015-fev./2016).

Para a consecução do projeto, a AGB-Campinas já adquiriu com recursos próprios uma impressora multifuncional e ainda no mês de março adquirirá um notebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *