Capital financeiro e infraestrutura na urbanização da cidade São Paulo: o caso da empresa Light and Power no início do século XX

  • Gilberto Cunha Franca UFSCar

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel do fluxo do capital, sobretudo do capital financeiro, empregado nas infraestruturas físicas e na urbanização da cidade de São Paulo, na primeira década do século XX. Pretende-se discutir, através da análise do sistema elétrico, como esse movimento do capital engendrou contradições e conflitos na tentativa de seguir o processo ampliado de acumulação capitalista. A hipótese de pesquisa que se aponta neste trabalho é que os investimentos da empresa Light and Power na transformação da escala urbana da cidade de São Paulo estiveram conectados à expansão financeira de alto risco que antecedeu a crise financeira brasileira de 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Biografia do Autor

Gilberto Cunha Franca, UFSCar
geógrafo, mestre, doutor e pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com especialização em Geografia aplicada ao desenvolvimento regional pela Pontifícia Universidade Católica do Equador. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com experiência nas áreas de Geografia regional, Geografia urbana, geopolítica e organização do espaço mundial.
Publicado
2013-08-25
Seção
Artigos