Capitalismo e processo político no Brasil: a via brasileira para o desenvolvimento do capitalismo

Autores

  • Décio Azevedo Marques de Saes IFCH/Unicamp e Unimep

DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.267

Resumo

O propósito deste artigo é analisar, em linhas gerais, a dimensão política do processo de constituição do capitalismo no Brasil. A tese central aqui defendida é a de que, na transição de uma formação social escravista moderna para uma formação social capitalista, não se forma no Brasil uma burguesia nacional, capaz de dirigir o processo de industrialização e de propor à nação um projeto de desenvolvimento capitalista independente, após a fase histórica que se abre com a Revolução política burguesa (1888–1891). Já a burguesia interna se constituirá sob o domínio do grande capital comercial e, em seguida, da burocracia estatal. A configuração do bloco das classes dominantes é um elemento essencial para a explicação das limitações apresentadas pelos diversos regimes democráticos, aqui implantados no período republicano.

 

Biografia do Autor

Décio Azevedo Marques de Saes, IFCH/Unicamp e Unimep

Professor Titular do Departamento de Ciência Política do IFCH-UNICAMP (aposentado) e docente no Programa de Mestrado em Educação da Faculdade de Humanidades e Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

30/06/2016

Como Citar

de Saes, D. A. M. (2016). Capitalismo e processo político no Brasil: a via brasileira para o desenvolvimento do capitalismo. Boletim Campineiro De Geografia, 6(1), 11–28. https://doi.org/10.54446/bcg.v6i1.267

Edição

Seção

Artigos