O lúdico e o dialógico no ensino de Geografia: uma proposta para a prática pedagógica

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DOI:

https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.216

Resumo

Resumo

Com o avanço científico do mundo atual, as tecnologias digitais integram muitos dos seguimentos da sociedade e a educação é uma delas. Nossa experiência na Educação Básica, nas aulas de Geografia, demonstra que os alunos não se interessam tanto pelo quadro-negro, assim o uso de materiais didáticos digitais podem contribuir para melhorar a dinâmica na sala de aula. Diante disto é possível usar os recursos que os computadores oferecem, como os jogos, para tornar as aulas mais interessantes. Ressaltamos que os recursos computacionais somente serão úteis para o ensino, quando deixarem de ser utilizados apenas como máquinas de escrever ou de entretenimento. Em busca do desenvolvimento de abordagens de ensino mais dinâmicas que a tradicional aula expositiva com cópia do texto da lousa, propomos a utilização de um jogo virtual, focando a construção da noção de espaço. Assim os alunos, que vivem conectados ao mundo virtual em rede, ao longo do jogo poderão se aproximar dos conteúdos da Geografia de forma lúdica, fato que desperta curiosidades, proporcionando uma metodologia dialógica e vinvulada às práticas cotidianas.

 

Palavras-chave: ensino de Geografia; práticas pedagógicas; aprendizagem lúdica; metodologia dialógica; recursos computacionais e ensino

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Oliveira Mello, UNESP

Docente do curso de Geografia da UNESP, Câmpus de Ourinhos.

Rodolfo Zigart Angeloni, UNESP PIBID

Licenciado em Geografia pela UNESP, Câmpus de Ourinhos.

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Publicado

31/12/2014

Como Citar

Mello, M. C. de O., & Angeloni, R. Z. (2014). O lúdico e o dialógico no ensino de Geografia: uma proposta para a prática pedagógica. Boletim Campineiro De Geografia, 4(3), 487–497. https://doi.org/10.54446/bcg.v4i3.216

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Artigos