Modernizações sucessivas e aceleração contemporânea nos circuitos da economia urbana orientados aos alimentos de preparação rápida na metrópole de Buenos Aires

  • Silvia Inés Busch Universidad de Buenos Aires

Resumo

No período da globalização conteúdos técnicos, científicos e informacionais são adicionados ao território. Resultado e condição das sucessivas modernizações em escala mundial, a “aceleração contemporânea” se expande social e territorialmente. Na metrópole de Buenos Aires, o circuito produtivo dos alimentos de preparação rápida se torna mais denso e complexo. Neste artigo, analisamos o fenômeno técnico nas sucessivas modernizações destes circuitos espaciais produtivos. Nesse raciocínio, num primeiro momento investigamos a expansão territorial das divisões territoriais do trabalho; posteriormente, analisamos os sistemas técnico-organizacionais que perpassam os processos de inovação produtiva e, por último, estudamos os sistemas de ações e objetos que constituem a automação, bem como as transformações no grau de importância de algumas variáveis no devir destes circuitos. Em tal contexto a pesquisa, pensada à luz da teoria dos circuitos da economia urbana, investiga as variáveis e as dinâmicas que levam ao distanciamento e à multiplicação dos elos entre o circuito superior e inferior.

Biografia do Autor

Silvia Inés Busch, Universidad de Buenos Aires

Doutora pela Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, área Geografia. Mestra pela Universidad de Buenos Aires em Didática. Professora de Ensino Médio e Superior em Geografia.

Publicado
2018-06-27
Seção
Artigos